📰 Devocionais
Escolhendo a alegria
Pedro andava triste pelo corredor do supermercado e suas mãos trêmulas demonstravam o início do parkinsonismo. Por quanto tempo ele ainda teria boa qualidade de vida? Como ficaria a sua família? Uma gargalhada cortou seus pensamentos sombrios. Um homem conduzia um menino numa cadeira de rodas: ele se inclinava e sussurrava-lhe algo; o garoto não conseguia segurar o riso. Sem dúvida, a criança estava numa situação mais complicada que a de Pedro, mas ele e seu pai aprenderam a ser alegres.
Em prisão domiciliar, enquanto aguardava sua sentença, o apóstolo Paulo não tinha, aparentemente, motivos para estar contente (Filipenses 1:12-13). O perverso imperador Nero era cada vez mais conhecido como violento e cruel, portanto, Paulo tinha motivos para se preocupar. Ele sabia que alguns pregadores aproveitavam sua ausência para se promoverem, “com o objetivo de aumentar” o sofrimento do apóstolo durante a prisão (v.17).
Ainda assim, Paulo escolheu a alegria (vv.18-21) e disse aos filipenses que o imitassem: “Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!” (4:4). Nossa situação pode parecer tenebrosa, mas Jesus está conosco agora e já nos garantiu um futuro glorioso. Cristo, que saiu de Seu túmulo, voltará para levar Seus seguidores para morar com Ele. Alegremo-nos neste ano que se inicia!
Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! 4:4
• Reflita e ore comigo
O amor e a verdade de Jesus podem lhe trazer alegria em meio às dificuldades?
Pai, ajuda-me a olhar além das circunstâncias e a buscar o contentamento somente em ti.
Por: Mike Wittmer
Flocos de chocolate
Os norte-americanos Orville e Wilbur Wright não tinham licença de piloto nem curso universitário. Ambos consertavam bicicletas, mas tinham o sonho e a coragem de tentar voar. Em 1903, eles revezaram-se pilotando sua máquina voadora. O voo mais longo durou um minuto e mudou o mundo para sempre.
Os apóstolos Pedro e João também não tinham licença para pregar nem tinham ido ao seminário. Eram pescadores que, cheios do Espírito Santo, proclamaram ousadamente as boas-novas: “Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
Os vizinhos dos irmãos Wright não apreciaram a conquista. O jornal da cidade não acreditou na história e publicou que, mesmo sendo verdade, os voos tinham sido breves demais. Demorou muitos anos antes que o público reconhecesse o que eles haviam feito. Os líderes religiosos também não se agradaram de Pedro e João e lhes ordenaram que parassem de falar aos outros sobre Jesus. Pedro disse: De jeito nenhum! “Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos!” (v.20).
Quem sabe você não tenha sido aprovado ou tenha sido desprezado. Não importa. Se você tem o Espírito Santo, está livre para viver com coragem para o Senhor!
…perceberam que eram homens comuns […]. Reconheceram também que eles haviam estado com Jesus. v.13
• Reflita e ore comigo
Que tarefa ou pessoa o faz sentir-se inadequado? É possível confiar na presença interior do Espírito Santo para enfrentar esse desafio hoje?
Jesus, pertenço a ti. Usa-me de acordo com a Tua vontade.,Descubra mais sobre o Espírito Santo, acesse: universidadecrista.org
Por: Mike Wittmer